Universidade do Porto entre as melhores do mundo em Ciências Marinhas e noutras cinco áreas de estudo

A Universidade do Porto voltou a subir no QS World University Rankings by Subject, cuja edição 2013 coloca a nossa universidade entre as 200 melhores instituições de ensino superior mundiais em seis áreas de ensino e investigação distintas: Engenharia Química, Engenharia Civil, Farmacologia, Agricultura, Ciências Marinhas e Direito.

Na área das Ciências Marinha, na qual se insere a Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, é a Universidade Portuguesa melhor cotada internacionalmente.

O QS World University Rankings avalia mais de 700 universidades do mundo, classificando cada universidade por indicadores como a reputação, o número de citações por faculdade, a qualidade de ensino ou a proporção de estudantes internacionais.

A U.Porto é também a universidade portuguesa mais referenciada no “top 200″ das diferentes áreas disciplinares. As outras universidades nacionais representadas são a Universidade Nova de Lisboa (nas áreas de Química e História), a Universidade de Lisboa (Linguística), a Universidade Técnica de Lisboa (Engenharia Civil) e a Universidade de Coimbra (Direito). Todas as outras universidades portuguesas ficaram de fora destas listagens.


Bem-vindo ao site de CMA!

É com grande satisfação que apresentamos as boas-vindas ao novo site da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (CMA) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.

Numa época em que a informação e a comunicação giram à volta do mundo a uma velocidade alucinante, também a Comissão Científica da licenciatura fez questão de dar a este curso um lugar na Aldeia Global.

Assim, este site pretende ser um espaço de partilha entre os docentes, estudantes, ex-estudantes e, principalmente, futuros estudantes. Aqui poderão encontrar uma apresentação geral da Licenciatura, informação sobre o percurso profissional de alguns licenciados em CMA, o que investigam os nossos docentes e, ainda, noticias sobre as nossas actividades e sobre a instituição que preside o curso.

Para melhor esclarecimento dos interessados, nas rubricas do lado esquerdo encontram-se os Objectivos do Curso, as Condições de Ingresso, as Saídas Profissionais e, por fim, uma Galeria de Imagens.

No módulo do lado direito colocámos alguns links que permitem aceder aos sites de instituições ligadas ao curso e outras relacionadas com a área.

Pretende-se também que nos façam chegar opiniões, dúvidas e sugestões. Para tal, colocamos os nossos contactos á vossa disposição.

 

pesquisa

Calendário escolar

Faz download do calendário escolar das Ciências do Meio Aquático.

download

Bolonha no ICBAS

Analisa as informações sobre o processo de Bolonha no ICBAS.

Mais info.

Provedor do Estudante

O Provedor do Estudante tem como missão principal, sem poder de decisão, defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes da UP, em situações de âmbito universitário, através de uma actuação independente, imparcial e confidencial.

Mais info.